A chave simples para cintilografia óssea Unveiled



A duraçãeste da aquisiçãeste DE imagens é de 30 minutos, não é necessário de que este paciente faça jejum e nãeste é necessária a suspensãeste do uso por medicamentos. Após a injeção do radiofármaco, é preciso aguarda de 2 a 4 horas para de que haja absorção óssea do material, nesse período é recomendado de que o paciente se hidrate bem para eliminar o resto do radiofármaco de que não se localizou nos ossos.

Por vezes, as cé especialmentelulas cancerosas rompem este tumor original e viajam pelo corpo, e migram para outras partes do corpo, incluindo os ossos. Isso pode acontecer através do sistema linfático ou sanguíneo. Este nome dessa migraçãeste é metástase.

Este osso é este local Muito mais comum de câncer por mama secundário (metástase óssea). ESTES ossos Ainda mais afetados são a coluna vertebral, costelas, crânio, pelve, perna e braço. Quem possui câncer do mama secundário no osso pode ter diferentes sintomas ou nenhum. Muitas vizinhos se sentem muito natural e os sintomas podem ser controlados, assim sendo a importância do criar ESTES exames tais como a cintilografia óssea para investigaçãeste e estadiamento.

Exatamente a radiação sendo baixa, mulheres gravidas, com suspeita por gravidez ou amamentando não devem fazer a cintilografia. No resultado entregue ao paciente de modo a ser levado ao especialista de que solicitou este exame é apontado onde estão ESTES possíveis focos das doenças, permitindo a ele planejar ou avaliar o tratamento.

Será injetado na veia do paciente um radiofarmaco (MDP) e logo após sera orientado a ingestãeste de amplamente liquido, devendo aguardar do 3 à 5 horas de modo a o incio da aquisiçãeste das imagens.

Nãeste é necessária a permanência do paciente na clínica durante este intervalo entre a fase do equilíbrio e a fase tardia. As imagens desta última fase duram aproximadamente 25 minutos.

A graduação foi feita através da comparação utilizando este lado oposto, sendo a captação considerada discreta quando exclusivamente ligeiramente maior qual a do lado oposto e Nesse caso sucessivamente. Estudo tomográfico ESTES pacientes usando seguimento maior do qual 3 anos foram submetidos à retirada do material por síntese e TC do fêmur lesado. ESTES demais não puderam ser submetidos à TC devido à presença do material de síntese. As imagens do calo ósseo observadas na radiografia e TC foram comparadas usando este grau de captaçãeste pelo calo ósseo na cintilografia. A análise da TC foi realizada por radiologistas experientes de que analisaram a morfologia e a MANEIRAção do calo ósseo (figuras D e D). Fins Em seis pacientes com HIB, as fases por fluxo e equilíbrio no local da fratura foram semelhantes às do lado contralateral nãeste fraturado em quatro (66,6%) e discretamente aumentadas em 2. A fase tardia (ou remodelaçãeste óssea) mostrou-se discretamente aumentada no local da fratura em cinco pacientes (oito,%) e aumentada em grau moderado em um (tabela, gráfico ). Nos sete pacientes submetidos à fixaçãeste usando PP, a fase de fluxo foi normal em todos. A fase do equilíbrio foi normal em cinco pacientes (7%), aumentada em grau discreto em um e em grau moderado em 1 (figura B). A fase tardia (ou remodelação óssea) mostrou-se alterada em todos ESTES pacientes com PP, utilizando discreto aumento da remodelação pelo local da fratura em um (,%), moderada remodelaçãeste óssea em cinco (7%) e acentuada remodelação óssea em um (,%) (gráfico ). A paciente submetida à colocaçãeste do HIB há Ainda mais tempo (,9 anos) apresentou discreta remodelaçãeste óssea, com fluxo sanguíneo e equilíbrio normais. A paciente utilizando PP há Rev Bras Ortop _ Vol., Nº Março, 69

Para criar este exame é injetado na veia do paciente um material radioativo, ao absorver esse radiofármaco este organismo emite radiaçãeste de que é detectada por uma câmera qual transmite as imagens para a tela do computador. Não há riscos posteriores à realização da cintilografia óssea.

Em quatro pacientes (2 com HIB e dois utilizando PP) este material de fixação foi retirado e em seguida foi realizada a TC do local da fratura. Nos pacientes usando HIB (n ESTES e 6) a TC evidenciou FORMATOçãeste de calo ósseo normal. Nestes pacientes, a cintilografia óssea evidenciou mal discreta remodelação óssea no local da fratura (figura ). Nos dois pacientes tratados usando PP a TC mostrou FORMATOçãeste de um calo ósseo irregular (figura ). C) Fase tardia N D M A N D M A PP Normal Gráfico Comparação dos achados da cintilografia óssea trifásica nos dois tipos do material do síntese HIB DISCUSSÃO As fraturas diafisárias do fêmur sãeste, geralmente, secundárias a traumatismos por grande energia (atropelamentos, acidentes automobilísticos e motociclísticos). Acometem geralmente adultos jovens na fase produtiva (,). A avaliação cintilográTeimavive dessas fraturas é rara na literatura (6,7 ). A cintilografia óssea trifásica nos artigo superior dá informações importantes de modo a avaliaçãeste e seguimento desses pacientes, tais saiba como a vascularizaçãeste e remodelaçãeste óssea do local da fratura (8). Este procedimento proposto pela AO (Arbeitsgemeinschaft für Osteosynthefragen) preconiza a reduçãeste anatômica Destes 7 Rev Bras Ortop _ Vol., Nº Marçeste,

Caso seu mé especialmentedico (a) possua solicitado ou se este mfoidico nuclear do CERMEN achar necessário, no instante da injeção será realizada a análise de fluxo sanguíneo, com obtenção de imagens qual durarãeste cerca do 5 minutos.

Lembre-se: este exame é contra-Adequado em mulheres gestantes ou em amamentação. Caso esteja amamentando, deve-se suspender a amamentação e este contato íntimo utilizando a criança por no mínimo 24 horas após este exame.

Sim. Os riscos sãeste mínimos e relacionados unicamente a probabilidade do reaçãeste adversa a medicamentos (incluindo reaçãeste alfoirgica), sendo o rubor cutâneo temporário (pele avermelhada) a reação Ainda mais verificada, não se observando nenhuma reaçãeste grave de que necessite de hospitalização ou de que cause sequela para saúdo.

Fase de equilíbrio: Este paciente continua posicionado na câmara do cintilaçãeste e sãeste feitas imagens por Muito mais 10 MOMENTOS.

Cintilografia é este nome gené especialmenterico dado ao procedimento diagnóstico por imagem na especialidade de medicina nuclear. Esta é uma palavra híbrida cujo significado é registro da cintilação, que é o primário fenômeno pelo processo de maneiração da imagem, a partir da radiação emitida pelo órgão que está a ser examinado. Para qual os multiplos órgãESTES do nosso corpo permitam ser examinados, é necessário criar usando de que os materiais radioativos empregados cheguem até ESTES mesmos. De modo a isso, utilizamos elementos radioativos qual apresentam afinidade conterraneo ou qual esses elementos estejam ligados a substâncias qual possuem afinidade por esses órgãos.

Endereço para correspondência: Elba C.S.C. Etchebehere, Serviço por Medicina Nuclear, Hospital DE Clínicas da Unicamp, Caixa Postal Campinas, SP País do futebol. Tel.: , fax: + 9 -, Recebido em //. Aprovado de modo a publicação em 9//. Copyright RBO lográficas moderadas e MANEIRAção anormal do calo ósseo. As discretas alterações descritas na cintilografia óssea nos pacientes utilizando HIB indicam que este tipo de fixaçãeste leva a menor exigência mecânica do calo ósseo utilizando remodelação Muito mais fisiológica, comprovada pelo estudo tomográfico em dois pacientes, mostrando sua anatomia semelhante à do fêmur contralateral. Blogar nãeste ocorreu nos pacientes com PP, talvez devido a uma maior movimentação Destes fragmentos ósseos permitida por este material. Esta movimentaçãeste sugere qual este nosso Género do fixação talvez nãeste mesmo que o Ainda mais fisiológico, nãeste proporcionando à fratura condições adequadas para se consolidar. Unitermos Cintilografia óssea; MDP- 99m Tc; fratura; calo ósseo; implante metálico; remoçãeste ABSTRACT Three-phase bone scintigraphy as a guide to metallic implant removal The objective of this study was to evaluate the role of three-phase bone scintigraphy (TBS) as a guide to implant removal in patients with femoral shaft fractures treated with bridging-plate (BP) or interlocking nail (IN), since this decision is based on non-confident criteria. Thirteen patients were studied, six with IN and seven with BP. They were imaged on a camera-computer system after the intravenous injection of 7 MBq of 99m Tc-MDP. Implant removal was performed, on the average,. months after the fracture, in four patients (two with BP and two with IN). Patients with IN showed slightly increased tracer uptake site on the delayed images and slight callus formation. In contrast, patients with BP showed moderately increased uptake and an anomalous callus in comparison with the normal femur. The slightly increased uptake of the tracer in patients with IN may be related to the fact that this implant does not allow Rev Bras Ortop _ Vol., Nº Marçeste, 67

A cintilografia óssea permite a detecçãeste precoce por qualquer condição que aumente este metabolismo dos ossos, dentre ESTES quais se destacam:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *